Monday, December 25, 2006

"Idade das trevas"


O Natal é a festividade que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Segundo os crentes, o nascimento do Messias (ou Cristo) estava já previsto no Antigo Testamento. A data convencionada para sua celebração foi o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.

É um acontecimento religioso e socialmente muito importante para as religiões cristãs, juntamente com a Páscoa. Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. É encarado universalmente como o dia consagrado à reunião da familia, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.

Nas línguas latinas o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Nas línguas anglo-saxónicas o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua germânica, é Weihnachten e têm o significado "Noite Bendita".


[ Fonte wikipédia ]

Mesmo que a data tenha sido escolhida para “cristianizar” festivdades pagãs que se davam por conta Solstício de Inverno, creio ser uma oportunidade importante para que a humanidade de forma geral tenha um referência objetiva de cristo em sua cultura. Mas é especialmente frustante a sua capacidade - da humanidade - em se deixar enganar quando de forma tão escrachada deturpa seu significado com símbolos (papai noel, preserntes, outros) e comemorações tão pouco verdadeiras e fraternas.

Nessas horas vejo o tanto que estamos alienados e me pergunto se ainda há retorno ou “salvação” para essa humanidade. Ela de fato não quer ser melhor, não quer o bem ... Se até a Verdade deixa ser trocada por mitos demagogos e sem esperança nenhuma!

Mas a festa uma hora vai acabar e vamos ver a quem vão culpar ...

1 comment:

MEUS AMORES said...

Cristianismo é algo muito novo na minha vida.Ainda não entendo certas coisas - tbm não sei até onde quero entender - mas me disseram que hj era comemorado o nascimento de Cristo no coração (?)=-/
E cm ele ainda não nasceu em meu coração não fiz nada, nem enfeitei a casa cm faço todos os anos haja o que houver, não fui comemorar com ninguém, emfim, se tudo isso for mesmo verdade achei que comemorando de alguma forma estaria desrespeitando vcs, cristãos.
Bjus querida, uma linda semana pra vcs!!! =-*
P.S.: Caso eu fale bobagens me desculpe, cm disse é algo muito novo pra mim.